A campanha de economia de energia comparou as faturas de setembro à de
dezembro de 2021 com o mesmo período de 2020. Além do benefício ao associado, iniciativa
freou a crise hídrica no país.
Com a crise hídrica registrada em 2021, considerada a pior dos últimos 91 anos, entidades que
geram a energia em nosso país e realizaram uma campanha em prol da economia em todo o
território nacional. De setembro à dezembro, a Cerbranorte se empenhou na divulgação da
campanha aos associados, estreando 2022 com uma boa notícia. Ao todo, 4.371 faturas
registraram uma redução nos quatro meses, gerando uma economia total de R$ 1.144.600,50
entre os associados.
Segundo dados calculados pela Cerbranorte, em relação ao mesmo período de 2020, a
redução foi de 52.000 MWh para 48.000 MWh. Para Deise Faust Vieira, que é Coordenadora
do setor Comercial, esse resultado prova que mudança nos hábitos de consumo pode impactar
positivamente na economia e no ambiente em que vivemos. “Nossos hábitos podem mudar
nossa situação financeira e contribuir para a preservação da natureza”, definiu a profissional,
em relação aos resultados.
A campanha de conscientização funcionou da seguinte forma: a cada quilowatt-hora (kWh) do
volume de energia economizado, o associado garantiu R$ 0,50 de desconto dentro da meta de
10% a 20%. Assim, ao receber o bônus o consumidor teve uma economia maior. Esse desconto
será creditado na conta de janeiro de 2022. A Agência Brasileira de Distribuidores de Energia
Elétrica (Abradee), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o
Ministério de Minas e Energia (MME) são algumas entidades que encabeçaram a iniciativa.
Crise Hídrica: relembre
Desde o fim de 2020, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país ficou abaixo
da média histórica para o período, afetando reservatórios de água e, consequentemente, a
produção de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento do parque termelétrico, o que
encareceu a produção. A campanha nacional veio na contrapartida desse cenário.
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