O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, está se preparando para a reposição do madeiramento das calhas de distribuição de água das unidades: Ferraria, Atafona, Marcenaria e Serraria e restauração das rodas d’água das unidades Atafona e Marcenaria. Os materiais já foram adquiridos e estão sendo preparadas as madeiras, com aplicação de cupinicida hidro-repelente. Posteriormente, serão desmanchadas as calhas existentes a fim de refazer as novas estruturas.
“Tendo em vista que as estruturas das calhas de distribuição de água e rodas d’água existentes no Museu encontram-se em estado de degradação, faz-se necessária a intervenção. As calhas têm papel fundamental para garantir o funcionamento das rodas d’água”, destacou Valdirene Böger Dorigon, diretora do Museu.
O projeto de Conservação de Unidades do Museu ao Ar Livre está sendo realizado com recursos do Termo de Fomento nº 006/2021, no valor de R$50.000,00, repassado pela Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura.
Em contrapartida, o Museu realizará e sediará uma capacitação para os docentes da Rede Municipal de Ensino de Orleans, com tema relacionado a imigração e colonização do município de Orleans. A atividade está programada para acontecer no dia 30 de julho com as estagiárias e no dia 06 de setembro com os professores.
A Diretora de Cultura da Prefeitura de Orleans, Andréa Debiasi, frisou a necessidade do repasse do recurso para manutenção das unidades do Museu, “por ser reconhecido como um patrimônio cultural brasileiro, pelo Conselho Nacional do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E, com isso, a sociedade também será beneficiada com essa reforma, preservando um dos bens culturais e turísticos mais importantes de nosso município”, ponderou.
Edivaldo Lubavem
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Orleans (SC)
Artigo anteriorAcidente em rodovia com pista congelada mata policial militar em SC
Artigo seguinteCOMTUR promove encontro com Chef alemão Heiko Grabolle em São Martinho