Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no ano. O fenômeno ocorreu nesta segunda, 28, no interior de São Joaquim, na serra catarinense, por volta das 8h30, segundo informações do  meteorologista Piter Scheuer / Ronaldo Coutinho.

Fenômeno foi registrado em São Joaquim, Urupema e Água Doce. Também durante a manhã desta segunda-feira, houve registro de chuva congelada em Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages e Abelardo Luz.

 No município, a mínima chegou a 1,6°C. O acúmulo de gelo era tanto, que os moradores  e turistas conseguiram fazer um boneco de neve para registar o fenômeno.

 

TERÇA-FEIRA (29/06): 

CONDIÇÕES DO TEMPO: Uma forte massa de ar polar (centro de alta pressão) proporciona um dia de tempo firme e ensolarado e muito frio em todas as regiões. Possibilidade de chuvas ocasionais entre a madrugada e início da manhã da Grande Florianópolis ao Norte do estado, melhorando gradualmente com sol e tempo bom ao longo do dia. Formação de geada ampla e nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.

Possibilidade de neve e chuva congelada no Topo da Serra entre a madrugada e início da manhã por conta do ar frio e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão.

TEMPERATURA E UMIDADE:  Dia típico de inverno com formação de geada ampla. Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 12/15ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Mínimas entre a madrugada/início da manhã e noite com valores próximos de -2/-5ºC no Oeste e Planalto Norte, -3/-6ºC no Meio Oeste, -5/-8ºC no Topo da Serra, -2/1ºC no Alto Vale do Itajaí, 0/4ºC entre a Grande Florianópolis Serrana e o Litoral Sul, entre 2/5ºC nas demais áreas do Litoral Norte e baixo Vale do Itajaí.

Vento: oeste/sudoeste/sul com velocidade de 20/40 km/h. Pontuais rajadas de 50 km/h do Oeste aos Planaltos. No Costão da Serra e nos Morros altos do Planalto Sul, rajadas de 50/80km/h.

 

Artigo anteriorHomem é encontrado morto em delegacia de Braço do Norte
Artigo seguinteInscrições abertas para cursos superiores de gestão do agro em Braço do Norte